segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Glúten: você sabe o que é isso e o que ele pode provocar na sua saúde?


Com certeza você já reparou nas embalagens de diversos produtos nas prateleiras do supermercado a famosa frase "Não contém glúten" ou "Contém glúten".

Depois de muito ouvir falar, eu só sabia de uma coisa: deveria comprar os produtos cujo rótulo tivesse escrito "Não contém o danado", quero dizer, "glúten".

Mas o que vem a ser essa coisinha tão prejudicial pra saúde, inimigo principalmente de quem está de dieta?

Fui pesquisar e matar a minha curiosidade! Você também quer saber? Então vamos aprender juntos!

*

O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada, centeio, aveia, triticale, malte e painço e em todos os seus derivados, como a farinha, farelos, germe, etc.

Ele é formado quando se adiciona água à farinha, onde seus dois componentes (gliadina e glutenina) se aglomeram para formar a massa. Conforme a massa é trabalhada, o glúten confere elasticidade, plasticidade e adesividade, permitindo o crescimento do pão, sua maciez e boa textura.

O fubá e as farinhas de milho, arroz, batata, mandioca, amido de batata e soja não apresentam estas propriedades por não conterem um destes componentes que formam o glúten.


Uma vez cozido, o glúten adquire uma consistência firme e toma um pouco do sabor do caldo no qual foi cozido. Esta propriedade faz com que seja apreciado como substituto da carne nas cozinhas vegetarianas e budista.

Em assados, o glúten é o responsável pela permanência dos gases da fermentação no interior da massa, fazendo com que ocorra um aumento em seu volume. Depois do cozimento, a coagulação do glúten é responsável pela não desinflação do bolo ou pão.


Há tempos que médicos e nutricionistas sabem que o glúten, uma substância encontrada no trigo, na cevada e na aveia, transforma-se numa espécie de cola ao chegar no intestino e gruda nas paredes intestinais, provocando, aos poucos, saturação do aparelho digestivo, o aumento da gordura visceral (na região do abdômen), dores articulares, alergias cutâneas, enxaqueca e depressão.
O perigo se agravou devido ao consumo excessivo de pães, biscoitos, macarrão, bolos. Até alguns queijos e embutidos contêm o agora maldito glúten. Os resultados já aparecem nos consultórios de nutrólogos, alergistas e nutricionistas: obesidade, síndrome de resistência à insulina, deficiência de cálcio (o trigo vem sempre adicionado de açúcar), alergias, diarréias, doenças auto-imunes. O nutrólogo João Curvo diz que, para os chineses, o excesso de glúten no organismo é sinal de má higiene interna: o metabolismo emperra, favorecendo bactérias que gostam de calor e estagnação.


Bom, proibido mesmo, só para pessoas portadoras da doença celíaca, veja matéria:

As pessoas portadoras de doença celíaca têm uma hipersensibilidade ao glúten. Nestas pessoas o glúten provoca danos na mucosa do intestino delgado, impedindo uma digestão normal. Após eliminar o glúten da dieta, o intestino volta a funcionar com normalidade. Outra manifestação de intolerância é a presença de lesões na pele chamada dermatite herpetiforme.

O glúten pode ser encontrado nos seguintes cereais:

  • Trigo
  • Cevada
  • Aveia
  • Triticale
  • Centeio


Não possuem glúten:
  • Arroz de todas as variedades
  • Milho
  • Soja
  • Sementes de Amaranto
  • Sementes de Girassol



Os danos causados pelo glúten:

Intolerância alimentar

O glúten é uma cola que adere às paredes intestinais e vai bloqueando o funcionamento do intestino. Os primeiros sintomas são intolerância alimentar, desconforto abdominal, gases, retenção de líquidos.

Obesidade

Com o metabolismo estagnado, o intestino não processa devidamente os alimentos e vai produzindo gordura abdominal, síndrome de intolerância à insulina e diabetes.

Baixa imunidade

O metabolismo estagnado afeta o sistema imunológico, favorecendo doenças auto-imunes, entre elas artrites e artroses.

Intoxicação e enxaqueca

A paralisação intestinal dificulta a eliminação das toxinas que elevam o risco de doenças, produzindo sintomas como dores de cabeça e enxaquecas.

Aliança com o açúcar

Como o glúten vem aliado ao açúcar, um seqüestrador do cálcio do organismo, aumentam os riscos de osteoporose, cáries, ranger de dentes, insônia, hipertensão e colesterol alto.

Depressão

Ao impedir a produção normal de serotonina, o glúten favorece a depressão e o mau-humor.


*

Achou interessante? Eu também.

Vamos cuidar melhor da nossa alimentação porque saúde é coisa séria!

Os textos foram tirados na íntegra dos sites pesquisados. Se quiser ler as matérias completas é clicar no link fonte ao final de cada trecho.

Tem sugestão? Dica? Ou quer fazer um comentário?
Sinta-se à vontade! Este espaço é feito pra você!

Tenha uma ótima semana!

Beijos com carinho*

4 comentários:

  1. Oiiii Nidi!!!Passando para agradecer a visita e dizer da minha felicidade em te conhecer.Adorei a diversidade de informações do seu blog, na verdade agrada a todos.Ahh!!!Estou participando do sorteio do blog da Almira, inclusive o cantinho dela também é maravilhoso.bjim e logo logo estarei de volta, tá?

    ResponderExcluir
  2. Nidi, muito oportuna sua postagem e muito esclarecedora. Gostei e aplaudo. É cada vez maior o número de pessoas que não tem tolerância ao glútem, ou pelo menos, é maior o número de pessoas que a gente toma conhecimento serem portadoras dessa intolerância. Há que se tomar muito cuidado com a saúde realmente . um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá Nidi!
    Muito interssante seu post. Pois, muitos não têm noção do que o glúten pode fazer com a nossa saúde.
    Parabéns, postagem nota "10".
    Bjs
    Lelê
    http://jlartesanatos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, obrigada por divulgar e participar do sorteio....Boa sorte! já coloquei mais uma inscrição no seu nome pela diculgação. Se quiser ganhar mais chances, basta indicar mais amigos para se inscreverem!

    Adorei o post....e vi que você também participa da Dieta Coletiva!

    Beijo!
    Juju Barros
    http://belejura.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Solte o verbo! Seu comentário me deixa muito feliz!
Bjssss com carinho,
Nidi*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.