terça-feira, 5 de abril de 2011

Alimentação Funcional

(soja)

Os alimentos funcionais são aqueles que exercem funções metabólicas ou fisiológicas no organismo atuando no crescimento, desenvolvimento, nutrição, proteção, entre outros. Aplica-se aos alimentos funcionais o papel de proteger o organismo contra doenças crônico-degenerativas além de problemas como celulite, acnes, envelhecimento precoce e outros.

Algumas pessoas confundem o termo proteção dos alimentos funcionais, mas é importante que se saiba que os alimentos atuam de forma a fortalecer o organismo e reduzir as chances de desenvolvimento de doenças, ou seja, se alguma doença porventura surgir, os alimentos funcionais irão agir somente para fortalecer o organismo e não para curá-lo.

Para utilizar alimentos funcionais na alimentação diária e ainda contar com os benefícios que estes promovem, deve-se atentar para a quantidade a ser ingerida dos componentes funcionais, pois em pequenas quantidades não trarão de fato os benefícios que possivelmente trariam se ingeridos de maneira adequada.

São alimentos funcionais: soja, trigo, arroz, milho, tomate, alho, azeite, chá-verde, uva vermelha, castanha-do-pará, peixes, gergelim, linhaça, lactobacilos, mel e outros. São considerados funcionais os alimentos pré-bióticos, probióticos e simbióticos que beneficiam o funcionamento do intestino.

Apesar de alguns alimentos serem ricos em calorias é importante consumir carboidratos, lipídios e todos os outros nutrientes essenciais para que o organismo não sofra pela falta de algum componente de que precisa para funcionar bem.

Link Fonte: http://www.brasilescola.com/saude/alimentacao-funcional.htm
***
 
Beijos com carinho*

Um comentário:

  1. o importante é ingerir esses alimentos, para queimar suas calorias depois, é outra conversa, vale a pena investir nesses alimentos, com certeza. boa noite e até amanhã.

    ResponderExcluir

Solte o verbo! Seu comentário me deixa muito feliz!
Bjssss com carinho,
Nidi*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.