segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dieta Coletiva - 9ª Semana... seu cérebro também está de dieta?

Um dos combustíveis da boa memória está no prato, por isso sua dieta tem de contar com certos tipos de alimentos.

A boa alimentação não é importante apenas para manter nossa disposição e corpo em forma: ela é fundamental em todos os aspectos da saúde, inclusive para a nossa memória . Nos últimos anos, pesquisas têm demonstrado que vários nutrientes estão relacionados com a manutenção da cognição (capacidade de processar informações e reagir aos estímulos que recebemos do ambiente) e memória, além de reduzir o risco de distúrbios neurodegenerativos.

A nutricionista Bárbara Rita Cardoso* explica que, de maneira geral, existem nutrientes encontrados naturalmente em vários alimentos que atuam em diversos processos cerebrais, contribuindo para sua saúde. Por isso, fique ligado: a dieta também pode ser uma grande aliada da sua memória.

Entre esses nutrientes que atuam no bom desenvolvimento cerebral está a colina, que deve ser consumida durante toda a vida (na gestação, é fundamental). A colina é encontrada em grandes quantidades na gema do ovo, no gérmen de trigo e no fígado de boi.

O Ômega 3 também dá a sua contribuição para o processo de manutenção das funções cerebrais e ajuda a monitorar o humor e as sinapses (estruturas que permitem a comunicação entre os neurônios), consequentemente melhorando a memória. Anote aí: os peixes de água fria (salmão, sardinha) e a linhaça
 são as principais fontes de Ômega 3.

Há diversos outros alimentos que possuem nutrientes benéficos ao cérebro, especialmente aqueles ricos em vitaminas do Complexo B . Por exemplo: os cereais integrais, os vegetais de folhas verde-escuro (como brócolis e espinafre), os feijões, os ovos, o leite e os seus derivados.

Já as vitaminas C, E e o selênio protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres e, por conta disso, são importantes para a boa manutenção do cérebro, órgão extremamente suscetível aos danos oxidativos.

Entre os alimentos ricos em vitamina C destacam-se as frutas cítricas (como a acerola, limão ou laranja), enquanto as principais fontes de vitamina E são as oleaginosas (amêndoas, nozes, amêndoa, avelã), o abacate e os óleos vegetais. Por sua vez, a castanha-do-brasil (antigamente chamada de castanha-do-pará) é a fonte alimentar mais rica em selênio .

Todos esses alimentos são importantes e contribuem para a sua saúde cerebral, porém não adianta consumi-los só de vez em quando . Eles precisam fazer parte de uma dieta rica, saudável e equilibrada. "Desta forma é possível alcançar as quantidades necessárias dos nutrientes importantes para o funcionamento cerebral", diz ela.

E sempre é de tempo de começar. "Há trabalhos que avaliam o consumo de certos nutrientes por algumas semanas que mostram resultados sobre a melhora da cognição e da memória. Mas é importante ressaltar que estes nutrientes devem ser consumidos desde a infância, a fim de se obter e acumular seus benefícios ao longo da vida", aconselha Bárbara. E é bom lembrar que, para receber informações personalizadas a respeito da dieta ideal para você, consulte-se com um nutricionista.

*Bárbara Rita Cardoso, nutricionista, mestranda em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP), com tese sobre selênio e Doença de Alzheimer.


***

É amigas, vamos estar atentas também a esses benefícios que nossa dieta pode trazer, pois do "bem estar" do nosso cérebro também depende a nossa longevidade.

Beijos com carinho*

7 comentários:

  1. Taí, acho que preciso por meu cerebro de dieta também, rsrsr...
    Ás vezes quando consumo certos alimentos, vejo mesmo a diferença !!

    Bjus 1000 lindinha !!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, como voc6e está?
    Muito boa a postagem sobre o cérebro.
    Obrigada por participar do sorteio no meu blog.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Adriana de Holanda Tavares, criei um blog junto com meu esposo para ajudar pessoas que precisam, maiores informações entra lá: chabebevirtual.blogspot.com precisamos que você contribua, com divulgação ou com um mimo... vai lá, como diz o poeta: FICA SEMPRE UM POUCO DE PERFUME NAS MÃOS DE QUEM OFERECE ROSAS, NAS MÃOS QUE SABEM SER GENEROSAS

    ResponderExcluir
  4. Nidi, obrigada pelo carinho do selinho, vc é uma foufa, rsrsr

    bjus 1000

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Mulher!!!Passando para matar a saudade de ti e dizer que vc é muito importante pra mim, viu?Bjos doces pra tu. Vou levar o selinho do seu blog para o meu cantinho e vê se eu consigo colocar na barra lateral, estou aprendendo ainda fazer esse processo,kkkkkkkkkk.FELIZ DIA DA MULHER!

    ResponderExcluir
  6. Os adultos vivem dizendo que a adolescência é um dos periodos mais marcantes da vida. Repleta de descobertas.
    Mais o que o adolescente pensa disso?
    Visita meu blog?

    http://blogdeumagarotaadolescente.blogspot.com/

    Se gostar do meu blog, segue lá, ficarei muito feliz mesmo.
    Desde já obrigada, tenha uma ótima semana;
    Beijos, atenciosamente Tainã Almeida.

    ResponderExcluir
  7. Oi Nidi, é a Vi,obrigada por seu carinho.
    Pois eu acho que meu cerebro vive pedindo colina, pois eu gosto muito de ovo..
    Ovo frito que para ficar "light' frito na antiaderente com um fio de azeite.
    Mas não como tantos ovos assim,( bem que gostaria), não vou abusar.
    Bom final de semana,muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir

Solte o verbo! Seu comentário me deixa muito feliz!
Bjssss com carinho,
Nidi*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.