terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dieta Coletiva - 3ª Semana... vamos conhecer melhor os tipos de óleos?

Primeiramente, quero me desculpar com as amigas pelo atraso na postagem, até pensei em deixar programado para ontem (porque eu tinha quase certeza que não ia ter tempo para postar), mas depois achei melhor não, para eu ser bem sincera e natural e contar tudinho que aconteceu! rsrs...

Bem, é... hã... é o seguinte, hoje é aniversário do bem, mas como ele vai trabalhar até tarde, resolvi comemorar ontem, e daí vocês já sabem as tentações pelas quais passei né? rsrs...

Resolvi fazer um jantarzinho para a família, coisa simples, nada tão apetitoso assim, nem tirei fotos, rsrs... e depois comemos o bolo maravilhoso que minha mãezota fez (ai era com recheio de mousse de limão, já imaginou?).

Como fiquei o dia todo organizando a casa, fazendo meus "quitutes" e vendo o que faltava, não deu tempo de ligar o computador. Me perdoem mais uma vez!

Mas vamos lá... se é que isso existe, estou com uma "inveja santa" dessa foto aí de cima :-(

Me diz por que uma pessoa dessa sobe em uma balança? Ela quer ver o que ali? É só para provocar a gente mesmo? rsrs... Fala sério... rsrs...

Pelo que já deu para perceber, estou literalmente em "guerra com a balança".

Também, mal passaram as festas de fim de ano, quando começo a me recuperar, começam os aniversários! rsrs...

Mas estou tentando fazer a minha parte. Essa semana eu:

- comprei uma caixa de mini barras de cereais, e agora, ao invés de carregar um bombom na bolsa, carrego barrinhas!

- bebi mais (bem mais) água do que costumava beber;

- controlei melhor os horários das minhas refeições e estou passando menos tempo sem comer e melhorando a qualidade do que como, por exemplo, se antes no intervalo entre o café da manhã e o almoço quando batia aquela fominha eu comia bolacha, pãozinho de frios, chocolate, etc... agora eu como uma fruta ou uma barrinha de cereais.

Mas falta muito ainda, minhas metas são:

- beber os 2 litros de água necessários por dia;

- voltar a fazer exercícios físicos (fazem 9 meses que abandonei a academia e não fiz nem caminhada mais!);

- melhorar mais a alimentação incluindo mais salada;

- comer mais frutas, pelo menos 3 por dia.

Por enquanto é atrás disso que vou correr!

E para ajudar a melhorar a alimentação é muito importante conhecermos aquilo que consumimos, como minha avó sempre disse " a gente é o que a gente come" rsrs... Então, trago hoje umas curiosidades sobre óleo, alimento que usamos diariamente no preparo das refeições, que é tão importante para o organismo mas se usarmos de forma errada é muito prejudicial.
ÓLEO DE SOJA: É o óleo o mais consumido mundialmente. É fonte de ômega 3 e 6 que ajudam a controlar os níveis de colesterol. A vantagem do óleo de soja em relação a outros óleos deve-se ao seu baixo preço aliado à sua excelente qualidade.


ÓLEO DE LINHAÇA: Possui os ácidos graxos ômega-6 e ômega-3 em uma proporção que é considerada a ideal pela maioria dos pesquisadores, ajudando na redução do colesterol total e o mau colesterol (LDL) e proteção cardiovascular, além de possuir ação antiinflamatória.

ÓLEO DE OLIVA EXTRA VIRGEM (AZEITE): É um produto de valor nutritivo apreciável, rico em vitamina E, pobre em colesterol e tem boa proporção de monoinsaturados (ácidos graxos essenciais – ácido oléico, ótimo protetor contra doenças coronarianas). Não é particularmente rico em ômega-3. Não é recomendado levar ao fogo, pois o aquecimento transforma o ácido monoinsaturados em saturado.

ÓLEO DE CANOLA: equilibrado em quantidades de ômega 6 e 3, fonte de gorduras monoinsaturadas e vitamina E. Possui o menor teor de gordura saturada de todos os óleos vegetais.


ÓLEO DE MILHO: O Óleo de Milho é extraído do germe do milho e é considerado um óleo bastante saudável, ajudando na redução do nível de colesterol.

ÓLEO DE GIRASSOL: Possui alto índice de ácido linoléico (Ômega 6) e vitamina E, sendo indicado em dietas para redução do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares, por sua baixa quantidade de ácidos graxos saturados.

Aqui estão os mais comuns, mas no blog da nutricionista Andrea Zaccaro tem uma lista completa com vários tipos de óleos, vale a pena conferir pois lá fala sobre vários outros alimentos e tem dicas preciosíssimas principalmente para nós que estamos com esse objetivo de cuidar melhor da nossa saúde.
 
Agora, para usufruir de todos os benefícios desses óleos, é importante estar atento ao preparo:
 
Para usar frio em saladas ou sobre outro alimento: azeite de oliva, óleo de gergelim, de girassol, canola, algodão, milho e soja. Esses são os insaturados, muito saudáveis se consumidos crus. A principal diferença entre eles é mesmo o sabor. Os que costumam agradar o paladar são os óleos de gergelim. O feito à base de girassol não se destaca muito na comida. É quase neutro. O de milho tem sabor suave e o de canola é sutil, mas agradável.


Para refogar: prefira os óleos de soja, girassol e milho. O melhor é despejá-los sempre no fi nal. Sugestão: refogue o alimento primeiro com um pouquinho de água, pois quanto menos tempo o óleo fi car aquecido, melhor para sua saúde, pois menos ele se modifi cará.

Para usar na fritura: o bom e velho óleo de soja e o de amendoim (que é de fácil digestão), que suportam melhor as altas temperaturas. Anote outras dicas:

• Aquecer muito qualquer gordura resulta na sua decomposição e na produção de acroleína, substância que irrita a mucosa nasal e gastrintestinal e que pode ser cancerígena.

• Evite completar o óleo em uso na frigideira com óleo novo: isso só vai acelerar a degradação do produto já adicionado.

• Fritura feita com pequena quantidade de óleo encharca mais o alimento.

Essas informações são daqui.

Por hoje é só, espero que gostem das dicas e que sejam úteis para todas!

Uma ótima semana!

Beijos com carinho*

2 comentários:

  1. Oi!!!! Legal mais uma na luta contra o peso né? Assim a gente se ajuda!
    Muito interessante essa sua postagem sobre os vários tipos de óleos. Aqui em casa eu só utilizo azeite de oliva, como moro em Portugal é bem mais fácil encontrar a um preço beeeem acessível!!!Bjoca

    ResponderExcluir
  2. Nidi,adorei as dicas sobre óleos... E eu uso direitinho, rrsrsr
    Quanto a linhaça, dá prá usar como complemento... tem gente que usa no lugar do ovo, por causa da "liga" dela quando em contato com água, mas eu como polvilhada no feijão... prá mim é bom pro intestino, mas quase não compro por que a Vi é alérgica .Mas quando quero dar um up nos pães coloco meia xícara dela na massa.
    Qualquer coisa me grita ??rsrsrs

    Bjus 1000

    ResponderExcluir

Solte o verbo! Seu comentário me deixa muito feliz!
Bjssss com carinho,
Nidi*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.